Flexione os joelhos para “encaixar” melhor o saque
Pelo Prof. Ms. Ludgero Braga Neto
Grande parte dos tenistas amadores que procuram melhorar o saque não utilizam os membros inferiores para gerar mais potência. E são os membros inferiores que servem como base de apoio para um bom saque. Estudos biomecânicos mostram que durante a execução do saque, o ângulo ideal de flexão dos joelhos deve ser em torno de 110°, como mostrado na figura abaixo. Com isso, o sacador poderá realizar uma eficiente extensão dos joelhos, impulsionando o corpo para cima, em direção à bola que foi lançada, gerando mais potência ao golpe. Além disso, o ponto de contato com a bola será mais alto, o que aumenta o ângulo de passagem da bola sobre a rede, aumentando também a profundidade do saque, dificultando a devolução do adversário.
Durante aulas de tênis, para os golpes de direita (forehand) e esquerda (backhand), muitos professores insistem para que o aluno faça este ciclo de flexão/extensão dos joelhos (popularmente chamado de “dobra mais a perna”). O problema é que em bolas mais rápidas ou em bolas que você não consegue se posicionar com antecedência, não haverá tempo suficiente para executar este ciclo. Sendo assim, esta dica é muito mais válida para o saque, onde você sempre terá tempo, já que controla o lançamento da bola.
Ludgero Braga Neto é tenista 1ª classe pela Federação Paulista de Tênis, formado em Educação Física pela USP, onde atualmente faz Pós-graduação (Mestrado) em Tênis. Ë técnico da equipe Eduardo Eche Tennis, personal-trainer e presta consultoria para clubes e academias. Contatos pelo fone (11) 9281-2177. Fale com Ludgero Braga Neto: ludgero@usp.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Se preciso estarei respondendo o seu comentario!