domingo, 25 de outubro de 2009

Dica Saque

Flexione os joelhos para “encaixar” melhor o saque
Pelo Prof. Ms. Ludgero Braga Neto

Grande parte dos tenistas amadores que procuram melhorar o saque não utilizam os membros inferiores para gerar mais potência. E são os membros inferiores que servem como base de apoio para um bom saque. Estudos biomecânicos mostram que durante a execução do saque, o ângulo ideal de flexão dos joelhos deve ser em torno de 110°, como mostrado na figura abaixo. Com isso, o sacador poderá realizar uma eficiente extensão dos joelhos, impulsionando o corpo para cima, em direção à bola que foi lançada, gerando mais potência ao golpe. Além disso, o ponto de contato com a bola será mais alto, o que aumenta o ângulo de passagem da bola sobre a rede, aumentando também a profundidade do saque, dificultando a devolução do adversário.

Durante aulas de tênis, para os golpes de direita (forehand) e esquerda (backhand), muitos professores insistem para que o aluno faça este ciclo de flexão/extensão dos joelhos (popularmente chamado de “dobra mais a perna”). O problema é que em bolas mais rápidas ou em bolas que você não consegue se posicionar com antecedência, não haverá tempo suficiente para executar este ciclo. Sendo assim, esta dica é muito mais válida para o saque, onde você sempre terá tempo, já que controla o lançamento da bola.

 



Ludgero Braga Neto é tenista 1ª classe pela Federação Paulista de Tênis, formado em Educação Física pela USP, onde atualmente faz Pós-graduação (Mestrado) em Tênis. Ë técnico da equipe Eduardo Eche Tennis, personal-trainer e presta consultoria para clubes e academias. Contatos pelo fone (11) 9281-2177.

Fale com Ludgero Braga Neto: ludgero@usp.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Se preciso estarei respondendo o seu comentario!

O TENIS É UM ESPORTE PARA TODOS

Pessoas de qualquer idade, sexo ou grau de deficiência física podem jogar tênis. Não importa o níveo de jogo que tenha, a partir do momento em que saibam sacar, trocar bolas e pontuar, poderão ter a classificação do seu nível de jogo, facilitando, assim, a encontrar parceiro do mesmo nível para jogar.

O tênis é bom para a saúde e para a condição física. A ITF realizou estudos que demonstraram que quando jogadores amadores de nível similar jogam tênis durante uma hora, correm em media 2,5km e mantém um ritmo cardíaco médio entre 140 e 170 batimentos por minuto. Não é de se surpreender que tênis seja o melhor esporte para ajudar as pessoas de todas as idades a se manterem sadias e em plena forma.

Os estudos demonstraram que jogar tênis regularmente.

1 Melhora a saúde e o bem estar geral

2 Melhora a condição física aeróbica, a flexibilidade e a agilidade

3Reduz o risco de doenças como osteoporose, doenças cardíacas e diabetes

4 Melhora a capacidade de tomar decisões e de resolver situações difíceis.