Existem vários tipos de piso para prática do tênis e eles são divididos classicamente em três: Grama, Hard (Existem muitos tipos de piso que se enquadram na classificação quadra dura, tipo o Lisonda, o cimento e o carpete, entre outros) e Saibro;
Essa diferença entre os tipos de piso determina ao tênis uma particularidade em relação a quase todos os outros esportes, um jogador profissional ou não, está sempre alternando de piso, e apresenta um desempenho em uma superfície, e outro em determinada quadra.
Essas diferenças de desempenho pode estar relacionada na diferença
entre os pisos, a principal diferença esta no quique da bola e na possibilidade ou não de deslizamento do jogador na quadra. Na grama a bola não sobe muito e geralmente ganha velocidade após o quique, em virtude disso o jogo tende a ganhar em agressividade no saque e na devolução; No saibro o quique da bola é mais alto, o que permite um jogo mais lento pois permite um maior tempo de preparação para os golpes, permite um maior numero de mais trocas de bola no fundo de quadra e também está associada a muitos deslocamentos laterais com deslizamento, são duas formas distintas de se jogar tênis, tanto tática como fisicamente. A quadra dura apresenta uma combinação entre as características dos outros tipos de piso, o quique é intermediário, a velocidade da bola continua rápida, porém a quadra hard, não permite o “deslizar” o que resulta em um maior trabalho corporal para realizar a “freada” e ocorre um maior numero de giros em um próprio eixo para se retornar ao centro da quadra para a disputa do ponto.
Bom, mas, qual aplicação destas informações para nós atletas amadores….
Utilizou essas informações para indicar a melhor superfície para o retorno do atleta, pois se o paciente apresenta uma lesão em membros inferiores, o jogo dele na quadra HARD irá submeter um estresse maior nos membros inferiores e conseqüentemente ele estará a mercê de uma nova lesão, assim, indico o retorno na quadra de saibro.
Já um atleta que sofreu uma lesão em membros superiores, a indicação da quadra Hard é mais aconselhável, pois a quadra de saibro exige um maior numero de troca de bola, e a necessidade de imprimir uma maior força nos golpes, e assim, o atleta fica mais vulnerável a ter uma reincidiva na lesão.
Por isso fique esperto no momento do retorno da sua lesão, para não ter uma reincidiva da mesma lesão. Uma pequena mudança de quadr apode resolver esta situação
Bom essa é mais uma dica do seu fisioterapeuta Dr. Caio Pazziani
Um abraço,
Dr. Caio Pazziani
Grama: são as mais rápidas do circuito. Ao quicar, a bola perde altura mas ganha velocidade, fazendo com que os pontos sejam rápidos. Na grama se destacam os jogadores ofensivos, que buscam a definição rápida dos pontos através de saques fortes e que sabem jogar na rede. Levam vantagem também os jogadores que são bons em impedir a bola de quicar, acelerando a disputa do ponto. Os principais torneios jogados na grama são: Wimbledon, na Inglaterra, e o Aberto de Queens, também na Inglaterra.
Quadras duras: são consideradas como superfícies “médias”. Podendo variar de velocidade, são mais rápidas que as quadras de saibro e mais lentas do que as de grama. É considerada a quadra perfeita para quem sabe combinar diversos estilos de jogo. Os Abertos dos Estados Unidos e da Austrália são disputados em quadra dura, porém o torneio norte-americano é disputado em superfície sintética, enquanto que o australiano é jogado em carpete. A diferença entre eles é que o carpete é mais esponjoso do que o sintético, o que faz com que a bola perca velocidade após quicar. Os maiores torneios são os Abertos da Austrália e dos Estados Unidos, o Masters de Cincinnati e o Masters de Indian Wells.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Se preciso estarei respondendo o seu comentario!