domingo, 11 de outubro de 2009

Entrevista




Arquivo


Jaime Oncins
Tenista

“Eu sempre procuro guardar somente as coisas boas”

O paulista Jaime Oncins deixou a sua marca no tênis brasileiro. Está entre os principais jogadores do país. No circuito profissional, alcançou a 34ª colocação e conquistou dois títulos em simples (Búzios e Bologna) e cinco em duplas. Entre as vitórias importantes está a que eliminou Ivan Lendl na segunda rodada de Roland Garros em 1992, quando chegou às oitavas-de-final. Defendendo o Brasil, chegou às quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e tornou-se fundamental no time da Copa Davis durante os anos 90. Foram 37 jogos, em simples e duplas, com 23 vitórias. Hoje, aos 39 anos, o pai do Lucas, do Eric e da Sabrina continua ligado ao tênis. Acompanhe os principais trechos que Jaime concedeu com exclusividade ao Tênis Show:


Jaime, tu estás agora em uma academia na cidade de Valinhos e continuas treinando a garotada. Este trabalho tem foco no tênis de alto rendimento?

Sempre tem o foco no alto rendimento. Eu gosto de treinar a garotada para o tênis de competição, mas também tem todo um trabalho na área social, tem um programa direcionado para executivos, tem outro voltado para damas.

E neste trabalho voltado para a garotada, tem alguém que já chama a atenção?

Ainda não. Estamos bem no início de um trabalho. A academia já existia, mas não estava sendo feito um trabalho. Eu estou começando um trabalho praticamente do zero.

Tu estás participando de algumas etapas do circuito Citibank Masters Tour 2009. Não dá para ficar longe da competição, não?

O lado competitivo sempre existe. Depois que parei de jogar, procurei um esporte para continuar competitivo. Fui para o squash, comecei a jogar e a participar de torneios. E, no tênis, às vezes, participo de eventos como este. É sempre gostoso estar jogando. É lógico que a forma está longe de ser a mesma. Mas é sempre bom.

E sem a pressão dos tempos do circuito profissional.

Sem pressão de pontos, de ranking. É a maneira de estar competindo.

Tua última temporada no circuito profissional foi em 2001. Foi difícil o período de transição?

Não. Eu tomei a decisão no começo do ano. Então ficou fácil de trabalhar durante todo o ano que aquele seria o meu último ano. O difícil, para mim, foi o último jogo de Copa Davis. Este foi difícil. Nós perdemos para a Austrália (O Brasil perdeu para a Austrália por 3 a 1, nas quartas-de-final do Grupo Mundial, em Florianópolis. Guga Kuerten e Jaime Oncins perderam nas duplas para Lleyton Hewitt e Patrick Rafter por triplo 7/6). Saber que não iria mais jogar a Davis, que aquele foi o meu último ano... Aquilo foi difícil. A única coisa que realmente eu sinto falta é a Davis.

Estava então realmente na hora de parar com o circuito profissional.

Já estava difícil arrumar a mala para viajar, a ter que pegar o avião, a deixar a família em casa. Era, então, a hora. Fazer as coisas meia-boca nunca foi comigo. Eu sempre gostei de fazer 100%. Como tinha mais o mesmo pique, percebi que era o momento.

E quando paraste, passaste algum tempo totalmente distante do tênis ou ficaste acompanhando?

Eu fiquei um ano sem saber onde estava a minha raquete de tênis. Eu fiquei totalmente fora. Na época, eu tinha a academia com os meus irmãos, conversei com eles e expliquei que queria fazer outras coisas. Não queria pensar em quadra de tênis. Joguei futebol, joguei torneio estadual de futebol society. Queria jogar sem compromisso. Queria também curtir a minha família. E depois voltei, e faço o que gosto que é ficar treinando a garotada. E não parei mais.

E tu pensas em voltar ao tênis profissional? Voltar à Copa Davis?

Eu não penso nisso. Justamente para não criar nenhuma expectativa, eu não penso. Eu aprendi muito com algumas coisas que aconteceram. Não fico pensando, não. Se acontecer, vai acontecer naturalmente. Eu sigo o meu trabalho, ainda mais agora, que me mudei de cidade, de São Paulo para Vinhedo. Meu foco mudou completamente. Em São Paulo, era só o competitivo. Agora, continuo no competitivo mas com menos estresse.

Ao repassar toda a tua trajetória como tenista, desde os tempos de infanto-juvenil até o profissional, o que mais te marcou?

Eu sempre procuro guardar somente as coisas boas. As ruins... A gente aprende muito com os tropeços, com as dificuldades. A oportunidade que eu tive de conhecer diferentes culturas, de conhecer lugares totalmente diferentes não tem preço. Vejo agora, na criação dos meus filhos, que esta oportunidade de conhecer valores diferentes, culturas diferentes, que estou repassando para eles.

Tu és um dos principais tenistas do Brasil. Tens algum tipo de ressentimento por não ser reconhecido como tal? O que, diga-se de passagem, costuma se repetir com atletas de destaque em outros esportes no Brasil. Esta falta de reconhecimento te incomoda

Não, de jeito nenhum. O que importa é que as pessoas que gostam de mim, as pessoas que me acompanharam, estas sabem o valor que tive. E, para mim, não importa o que eu fiz. Eu penso mais no que eu posso fazer. Por isso, não tenho mágoa nenhuma. Pelo contrário. Eu tenho muito orgulho da oportunidade que tive de ter feito coisas para o tênis. Hoje eu penso muito no que posso fazer para a minha família, no que posso fazer para os meus filhos, em dar para eles a oportunidade de ter a mesma felicidade que eu tive na profissão que eu escolhi.

 


23/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Se preciso estarei respondendo o seu comentario!

O TENIS É UM ESPORTE PARA TODOS

Pessoas de qualquer idade, sexo ou grau de deficiência física podem jogar tênis. Não importa o níveo de jogo que tenha, a partir do momento em que saibam sacar, trocar bolas e pontuar, poderão ter a classificação do seu nível de jogo, facilitando, assim, a encontrar parceiro do mesmo nível para jogar.

O tênis é bom para a saúde e para a condição física. A ITF realizou estudos que demonstraram que quando jogadores amadores de nível similar jogam tênis durante uma hora, correm em media 2,5km e mantém um ritmo cardíaco médio entre 140 e 170 batimentos por minuto. Não é de se surpreender que tênis seja o melhor esporte para ajudar as pessoas de todas as idades a se manterem sadias e em plena forma.

Os estudos demonstraram que jogar tênis regularmente.

1 Melhora a saúde e o bem estar geral

2 Melhora a condição física aeróbica, a flexibilidade e a agilidade

3Reduz o risco de doenças como osteoporose, doenças cardíacas e diabetes

4 Melhora a capacidade de tomar decisões e de resolver situações difíceis.