quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dicionario

Termos de tênis

Este pequeno dicion ário dá a definição mais apropriada para os termos utilizados com maior frequência no mundo do tênis. Quando a palavra é de origem estrangeira, aparece entre parênteses a pronúncia aproximada em português.

A - B - C - D - E - F - G - H - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - Z


A

Ace (êice) - Saque indefensável. A definição moderna admite que o adversário toque na bola, desde que ela continue sua trajetória para o fundo da quadra.

Advertência - Punição disciplinar dada unicamente pelo juiz de cadeira, indicando que o jogador agiu de forma antiética, anti-social ou antiesportiva. Há diferentes níveis de advertência: a mais comum é a sucessão de advertência, advertência com perda de ponto, advertência com perda do game e advertência com perda total do jogo.

Approach (aprôuxi) - Qualquer golpe dado no fundo de quadra com o objetivo de se aproximar da rede para executar o voleio.

Aquecimento - Bate-bola de geralmente cinco minutos, que serve para que os jogadores se preparem para o início da partida, exercitando golpes de fundo, voleios, smashes e saques.

ATP - Sigla da Associação masculina de tênis profissional (Association of Tennis Professsionals).

Australiana - Nome dado a uma formação tática no jogo de duplas, que coloca o parceiro do sacador próximo à rede e no centro da quadra.

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B

Bate-pronto - Diz-se de qualquer golpe executado assim que a bola quica no solo e começa a subir. Pode acontecer no voleio ou no fundo de quadra.

Backhand (béqui-rênd) - Golpe dado do lado contrário ao que se segura a raquete (backhand significa costas da mão, ou seja é o golpe em que o tenista mostra as costas da mão ao adversário). Costumeiramente chamado de "esquerda" ou " revés". Observe que o backhand de um canhoto é o lado direito.

Bicicleta - Nome popularmente dado a uma rebatida executada por cima do ombro, quando se corre de costas para a rede, na busca de uma bola lançada por cima pelo adversário.

Bicicleta - Termo criado no Brasil para designar uma derrota por duplo 6/0 (oriundo da gíria "pneu", utilizada para a derrota por 6/0)

Break (brêique) ou quebra - Ganhar o game em que foi o adversário quem sacou.

Break point (brÊique-póint) - Ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir à quebra de saque.

Bye (bái) - Refere-se a um espaço vazio na chave de um torneio, indicando que aquela posição está vaga. O bye é dado em torneios com número inexato de participantes (por exemplo, inscrevem-se 30 para uma chave de 32 ou 48 para uma chave de 64) e deve favorecer sempre os cabeças-de-chave, pela ordem (se houver dois byes, serão dados ao cabeça 1 e cabeça 2).

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C

Cabeça-de-chave - Diz-se dos favoritos de um campeonato, geralmente determinados por um ranking. Designam-se cabeças para se evitar que os melhores jogadores de um determinado torneio se encontrem nas primeiras rodadas.

Challenger (tixálendiger) - Categoria de torneio profissional masculino, com premiação que varia de US$ 25 a US$ 100 mil.

Chapado - Golpe dado na bola com pouco efeito. Também chamado de "flat".

Chave - Estrutura de um campeonato, feita por sorteio, que determina a ordem de todos os primeiros jogos e os adversários seguintes de cada vencedor. Serve para o sistema de eliminatória de simples, em que apenas o vencedor de um jogo avança para a rodada seguinte.

Circuito satélite - Categoria de torneio profissional, com premiação entre US$ 25 e US$ 75 mil, em que o torneio é dividido em três etapas preliminares e uma etapa final, sendo que apenas esta última fase oferece pontos para o ranking mundial.

Copa Davis (dêivis) - Nome dado ao campeonato masculino por países, organizado pela Federação Internacional desde 1900.

Corredor - Área entre a linha lateral de simples e a de duplas.

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D

Deuce (díuci) - Palavra de origem francesa, que significa igualdade no placar de um game depois que ele atinge 40 a 40. No Brasil, utiliza-se "iguais".

Devolução - Resposta ao saque do adversário.

Direita - Golpe dado do lado que se segura a raquete.

Drills (dríus) - Termo em inglês, utilizado para designar uma série de exercícios por repetição.

Drive (dráiv) - Qualquer golpe executado no fundo da quadra.

Drop shot (dróp-xót) - Mais conhecido por curtinha, é dado com efeito underspin para que caia junto à rede e quique o mais baixo possível.

Drop volley (dróp-vôlei) - Deixadinha dada através de um voleio (ou seja, sem deixar a bola quicar no chão).

Dupla falta - Significa duplo erro no saque, o que dá o ponto ao adversário.

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E

Empunhadura - Forma com que se segura a raquete para executar golpes. São basicamente três: western, eastern e continental.

Erros não-forçados - Erros cometidos por um jogador em golpes considerados de fácil execução. A dupla falta é um erro não-forçado por definição.

Esquerda - Veja "backhand".

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F

FIT ou ITF - Sigla da Federação Internacional de Tênis (International Tennis Federation)

Flat (flét) - Veja "chapado".

Follow-through (fólou-tru) - Veja "terminação".

Forehand (fór-rend) - Significa palma da mão, ou seja é o golpe em que o tenista mostra a palma da mão ao adversário. Veja "direita".

Fout fault (fút-fal) - Falta cometida com os pés durante a execução de saque, conforme especifica a regra (tocar a linha ou tirar os dois pés do chão antes de a raquete tocar a bola).

Future (fiútiur) - Categoria de torneio profissional masculino, com premiação de US$ 10 ou US$ 15 mil.

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G

Game (gueime) - Parte da contagem do tênis. É a unidade que compõe o set. Cada game é disputado por, no mínimo, quatro pontos. Os lances ganhos por cada jogador têm pontuação progressiva de 15, 30, 40 e game. Em caso de empate no 40/40, haverá necessidade de se ganhar dois pontos consecutivos para vencer o game.

Game point (gueime-póint) - Ponto favorável ao sacador, que permite vencer o game.

Garantia - Termo utilizado para designar uma premiação fixa e pré-determinada, a ser paga a um jogador para que ele dispute um torneio, independentemente de sua performance.

Grand Slam - Conjunto dos quatro torneios mais tradicionais do tênis, formado por Australian Open (Austrália), Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra) e US Open (EUA), supervisionados pela Federação Internacional.

Grand Willy (gran-uíli) - Nome dado ao golpe em que se bate na bola por entre as pernas, de costas para a rede, geralmente na defesa de um lob. Nome é homenagem ao argentino Guillermo Vilas.

Grip - Termo utilizado para designar a grossura do cabo da raquete (é medida em polegadas) ou o material (de couro ou sintético) que reveste o cabo da raquete.

Ground stroke (gráund-istrouque) - Nome em inglês dado a qualquer golpe executado no fundo de quadra.

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H

Half-volley (ráf-vôlei) - Nome em inglês que se dá ao bate-pronto quando se está perto da rede.

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I

Indoor (indór) - Termo em inglês para designar que a quadra é coberta (fechada).

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L

Let (lét) - Expressão utilizada para pedir a repetição de um ponto em função de despreparo do jogador ou interferência externa na partida. Termo vem da expressão em inglês "let's play again" (vamos jogar novamente).

Liftado - Termo retirado do inglês "lift", que designa um golpe executado com efeito top spin na bola.

Linha de base - Ou linha de fundo. A linha que delimita o fundo da quadra.

Lob (lób) - Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede. Tecnicamente, o lob é uma passada.

Lucky loser (lâqui-lúser) - Termo utilizado no tênis profissional para designar jogador que foi eliminado na última rodada do qualificatório, mas que entra na chave principal por desistência de outro jogador.

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M

Manter o saque (ou serviço) - Ganhar o game em que se atuou como sacador. O oposto é "perder o serviço", ou seja, perder o game como sacador.

Masters - Tem dois significados. Nos torneios disputados em forma de circuito, é o nome dado à última etapa em que são convocados os melhores classificados das etapas anteriores. Termo também empregado para designar o torneio que fecha uma temporada, com a presença limitada aos melhores do ranking.

Masters Series (síuries) - Nome dado à série dos nove maiores torneios organizados pela Associação masculina (ATP), que substituiu o termo "Super 9" a partir de 2000.

Mata-burro - Termo popular para designar a região da quadra (que fica entre a linha de fundo e a linha de saque) onde o jogador ficará mais vulnerável, caso se posicione ali para responder o golpe do adversário.

Match point (mét-póint) - Ponto que permite encerrar a partida.

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N

Net - Expressão utilizada para indicar que o saque resvalou na fita. Caso a bola toque a fita e caia no quadrado correto de saque, haverá um "let", ou seja o saque será repetido.

No-ad (nou-éd) - Forma moderna de contagem de um game, ainda de uso restrito, em que se exclui a necessidade de dois pontos de diferença para vencer o game. Significa "sem vantagem", ou seja, quando se chegar no 40/40, o recebedor escolhe o lado que quer receber. O ponto a ser jogado define imediatamente o vencedor do game.

Not up (nót-âp) - Termo utilizado para indicar que a bola quicou pela segunda vez no solo, geralmente numa jogada em que o tenista rebate a bola já muito perto do chão.

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O

Out (áut) - Termo em inglês para designar que a bola foi lançada fora das marcas válidas da quadra ou da área de saque.

Overhead (ôver-réd) - Golpe dado por sobre a cabeça, equivalente ao smash.

Over-rule (ôver-rul) - Prerrogativa exclusiva do árbitro de cadeira de mudar a marcação dada por um juiz de linha.

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P

Paredão - Lugar de treino em que o jogador pratica contra uma parede alta, geralmente com marcação da rede como referência.

Passada - Jogada que faz a bola ultrapassar, pelos lados ou pelo alto, um adversário que se encontre próximo à rede.

Passing shot (pássin-xót) - Termo em inglês para indicar a passada.

Pneu - Termo criado no Brasil para designar uma derrota por 6/0. A derrota por duplo 6/0 é chamada de "bicicleta".

Premiação - Valor total em moeda, oferecido na disputa de um torneio.

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Q

Quadra de grama - Superfície que deu origem ao tênis. Pode ser natural ou sintética. Faz a bola quicar baixo e deslizar.

Quadra de har-thru (rar-trú) - Feita com pó de cimento, quase em desuso. É pouco mais veloz que o saibro.

Quadra de saibro - Feita com pó de tijolo, argila ou ladrilho. Desacelera a bola no quique.

Quadra sintética - Feita de resina asfáltica, também chamada de quadra dura, asfáltica ou de cimento. Pode ser muito rápida ou muito lenta, dependendo da última camada de resina que se coloca no piso.

Quadra de tapete - Feito de piso emborrachado, muito veloz.

Qualifying (qualifáin) - O mesmo que qualificatório. Diz-se de uma competição preliminar, realizada com o objetivo de selecionar jogadores para o torneio principal.

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R

Rali - Longa troca de bolas

Ranking (rânquin) - Qualquer sistema matemático que pretenda classificar jogadores ou equipes

Ranking protegido (rânquin) - Sistema criado pela Associação feminina nos anos 90 e adotado pela Associação masculina em 2003 que visa proteger o ranking do tenista que se afasta pelo menos seis meses do circuito por contusão. A regra determina que seja calculada a média do ranking dos três meses seguintes à parada e tal média fique congelada. O "ranking protegido" poderá ser usado pelo tenistas no seu retorno às competições pelo período de 9 meses ou por oito torneios, porém não vale para efeito de determinação de cabeça-de-chave.

Revés - O mesmo que esquerda ou "backhand".

Round-robin (ráund-róbin) - Sistema de disputa em que os participantes são divididos em grupos e jogam entre si dentro do próprio grupo, saindo os melhores classificados de cada grupo para as semifinais ou diretamente para a final, que a partir daí se tornam eliminatórias simples.

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S

Saque ou serviço - Golpe que inicia qualquer game. Deve ser dado atrás da linha de base, em sentido diagonal ao oponente, com a bola sendo lançada da mão em qualquer direção ou altura. O saque só é válido se a bola lançada atingir o quadrado diagonal correspondente. Primeiro saque ou serviço é a primeira tentativa; segundo saque e serviço é a segunda e última tentativa.

Set - Parte da contagem do tênis. A série termina quando um dos tenistas atingir seis games vencidos, desde que haja dois games de diferença. Há jogos em melhor de três ou cinco sets.

Set longo - Série que não pode ser decidida pelo sistema de tie-break e assim exige diferença mínima de dois games, qualquer que seja o placar final.

Set point (sét-póint) - Ponto que permite encerrar um set.

Set profissional - Série que vale por toda uma partida, com vitória para quem atingir primeiramente nove games. O empate em 8/8 força o tie-break.

Sidespin (sáid-ispin) - Efeito dado na lateral da bola, provocando uma parábola na sua trajetória.

Simples - Jogo individual

Slice (isláice) - Nome dado ao efeito dado à bola que a faz girar em sentido contrário ou lateral

Smash (isméx) - Golpe dado por sobre a cabeça. Também conhecido por cortada.

Sorteio - Diz-se da definição da chave de um torneio ou grupo feita por sistema aleatório. Veja "chave".

Special exempt (ispéxial-equizêmpit) - Regra do tênis profissional que dá o direito de um jogador disputar um torneio sem passar pelo quali, desde que esteja disputando a semifinal ou final de um torneio de maior ou igual importância na semana anterior.

Spin (ispín) - Diz-se do tipo de efeito empregado na bolinha. Veja "topspin", "underspin", "sidespin" e "flat".

Subir à rede - Executar um golpe de aproximação (veja "approach"), incluindo-se o própriio saque, que permita definir o ponto seguinte junto à rede.

Super 9 - Antigo nome da série que reunia os nove maiores torneios organizados pela Associação masculina (ATP), substituído em 2000 pelo termo "Masters Series".

Sweet spot (suít-ispót) - Designação em inglês criada para definir o local da raquete onde o impacto com a bola alcançará o máximo rendimento.

Swing-volley (suíngui-vôlei) - Golpe de fundo dado sem que a bola quique no chão.

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T

T - Termo popular, utilizado para indicar o local da quadra que fica próximo às linhas que formam as áreas de saque.

Tennis-elbow (tênis-élbou) - Habitual, dolorosa e perigosa contusão que atinge o cotovelo de tenistas, provocada pela inflamação do tendão.

Tensão - Diz-se da rigidez das cordas de uma raquete. No Brasil, a tensão é medida em libras.

Terminação - É o movimento que o braço que segura a raquete descreve após o contato da raquete com a bola.

Tie-break ou tiebreaker (tái-brêiqui ou tái-brêiquer) - Sistema de desempate utilizado quando o placar atinge 6 games a 6 (no tênis atual). O tie-break vale por um game todo e é disputado em melhor de 12 pontos, com cada jogada valendo 1 ponto. A vitória cabe a quem atingir 7 pontos, desde que com diferença mínima de 2 pontos.

Time (táimi) - Termo utilizado pelo juiz de cadeira para indicar que o tempo de descanso dos jogadores está esgotado.

Timing (táimin) - Termo em inglês que significa "tempo de bola", ou seja a sincronia ideal que se deve executar um golpe.

Tirar o peso - Termo técnico que consiste em devolver uma bola com velocidade bem inferior à que chegou até o jogador.

Topspin (tóp-ispin) - Efeito dado sobre a bola, o que a faz quicar mais alto e em direção ao fundo da quadra após tocar o chão.

Top ten (tóp-ten) - Termo para designar o conjunto dos 10 mais bem classificados (jogadores, duplas, equipes ou países) de um ranking.

Toss (tós) - Termo em inglês que designa o lançamento da bola para o alto durante o movimento de execução de um saque.

Troca de bola - Tem dois sentidos: disputa longa de um ponto com várias rebatidas ou substituição das bolas em jogo por bolas novas (nos torneios profissionais, as trocas acontecem a cada 7 ou 9 games disputados).

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U

Underspin (ânderspin) - Efeito dado por baixo da bola, o que a faz perder velocidade e quicar baixo ao tocar o chão.

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V

Vantagem - Ponto que desempata o placar de igualdade (40 a 40 ou deuce). Vantagem significa que o ponto seguinte pode concluir o game. Pode ser "vantagem do sacador" ou "vantagem do recebedor" . Em campeonatos internacionais, diz-se o nome de quem tem a vantagem.

Varejar - Termo popular, já em desuso, que se aplica ao jogador que insiste em devolver bolas altas e lentas.

Voleio - Golpe dado sem que a bola quique no chão, geralmente junto à rede ou em progressão a ela. Note que o voleio alto não é um smash. O swing-volley se diferencia do voleio por ser executado com mecanismo de um golpe de fundo.

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W

Wild card (uáild-card) - Convite feito a qualquer jogador para que ele participe de um torneio.

Winner (uíner) - Ponto vencedor. Bola lançada em local indefensável para o adversário. O winner pode ser dado num saque, voleio, deixadinha, passada ou golpe de fundo de quadra.

W.O. (dábliu-ó) - Abreviatura da expressão inglesa "walk-over", que significa vitória de um tenista por não comparecimento do adversário.

WTA - Sigla da Associação feminina de tênis profissional (Women´s Tennis Association)

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Z

Ziguezira - Nome popularmente dado a um efeito pouco comum e que requer extrema habilidade, em que a bola é golpeada com efeito underspin tão perfeito que, ao quicar no chão, volta para o lado do jogador que a golpeou.

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O TENIS É UM ESPORTE PARA TODOS

Pessoas de qualquer idade, sexo ou grau de deficiência física podem jogar tênis. Não importa o níveo de jogo que tenha, a partir do momento em que saibam sacar, trocar bolas e pontuar, poderão ter a classificação do seu nível de jogo, facilitando, assim, a encontrar parceiro do mesmo nível para jogar.

O tênis é bom para a saúde e para a condição física. A ITF realizou estudos que demonstraram que quando jogadores amadores de nível similar jogam tênis durante uma hora, correm em media 2,5km e mantém um ritmo cardíaco médio entre 140 e 170 batimentos por minuto. Não é de se surpreender que tênis seja o melhor esporte para ajudar as pessoas de todas as idades a se manterem sadias e em plena forma.

Os estudos demonstraram que jogar tênis regularmente.

1 Melhora a saúde e o bem estar geral

2 Melhora a condição física aeróbica, a flexibilidade e a agilidade

3Reduz o risco de doenças como osteoporose, doenças cardíacas e diabetes

4 Melhora a capacidade de tomar decisões e de resolver situações difíceis.