sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dicas... TAticas

As regiões da quadra de tênis
Por Ludgero Braga Neto

A quadra de tênis, além de definir os limites do jogo, influencia as ações dos jogadores. Podemos analisar essas ações dividindo a quadra em quatro regiões, as quais são indicadores de opções técnicas e táticas, que devem ser tomadas adequadamente a fim de produzir o melhor golpe possível (Técnica) em determinada situação durante o jogo (Tática). Dentre as inúmeras opções táticas possíveis, serão citados alguns exemplos para cada região.



Região 1 - Região de Defesa

•Nesta região é muito difícil dominar um rally (troca de bolas do fundo de quadra);
•O jogador deve bater a bola com bastante profundidade, de preferência passando alta sobre a rede, para neutralizar um possível ataque do adversário e ainda ganhar tempo para avançar à Região 2, ideal para o rally;
•Quando seu adversário subir à rede ou tentar um winner (ponto vencedor), nunca fique na Região 1, pois você abrirá o ângulo para uma cruzada curta, além de ficar vulnerável a um drop shot (bola curta);
•Se durante o rally você permanecer nesta região, seu adversário poderá subir à rede confortavelmente, pois devido à maior trajetória da bola (maior distância), ele terá mais tempo para chegar e se posicionar na Região 4;
•Esta região exige um maior dispêndio de energia por parte do jogador para aprofundar a bola, o que pode ser comprometedor fisicamente ao final de um jogo de três sets.

Região 2 - Região de Rally, saque e devolução de saque

Rally

•Esta é a típica região onde ocorrem os rallies;
•Durante o rally, a boa colocação do jogador é aproximadamente a 1 metro da linha de base. Muitos jogadores amadores posicionam-se em cima ou pouco à frente da linha de base, a fim de evitar que o adversário execute um drop shot. Esta atitude por várias vezes acaba levando o jogador ao erro, principalmente quando o adversário rebate uma bola mais profunda, não dando tempo para o recuo. O mais lógico taticamente é ficar atrás da linha de base e correr para frente no caso de uma bola curta, ao invés de correr para trás (que é mais difícil) no caso de uma bola profunda;
•Jogadores mais agressivos utilizam esta região para "preparar" o ponto, procurando provocar uma bola mais curta, para então partir para um approach (bola de aproximação à rede) ou um winner;
•Jogadores de fundo de quadra sentem-se "em casa" nesta região.
Saque

•Posicionamento mais adequado para sacar, supondo um jogador destro em um jogo de Simples:
D.C. - Deuce Court
(Quadra do 40/40)


A.C. - Advantage Court
(Quadra da vantagem)


Deuce Court - Para sacar a partir da Deuce Court são possíveis três posições:

A.Se o sacador posicionar-se neste ponto, não será possível sacar efetivamente na área 3 ("saque fechado"), pois a bola tende a deslocar-se em direção ao recebedor (R 1). Além disso, boa parte da quadra à esquerda do sacador ficará "aberta".
B.Este é o melhor ponto para variar o saque: área 4 ("saque aberto") ou área 3 ("saque fechado").
C.Se o sacador posicionar-se neste ponto, não será possível sacar efetivamente na área 4 ("saque aberto").
Advantage Court - Para sacar a partir da Advantage Court, também são possíveis três posições:

D.Se o sacador posicionar-se neste ponto, não será possível sacar efetivamente na área 1 ("saque aberto").
E.Este é o melhor ponto para variar o saque: área 1 ("saque aberto") ou área 2 ("saque fechado"), além da seguinte vantagem: repare que o ponto E está colocado mais lateralmente (em relação ao centro da quadra) que seu equivalente (B) na Deuce Court. Essa diferença se deve ao fato de que a partir deste ponto é possível sacar mais "aberto" (área 1), atacando o backhand (esquerda) de seus adversários (90% deles serão destros). Provavelmente a devolução de saque será na paralela (pois a cruzada exige um ponto de contato mais à frente), ou seja, em seu forehand (direita) e então você poderá atacar seu adversário cruzando (X) ou batendo na paralela (//). Neste último caso, a jogada é conhecida como "wrong-foot" (contra-pé).
F.Se o sacador posicionar-se neste ponto, não será possível sacar efetivamente na área 2 ("saque fechado"), pois a bola tende a deslocar-se em direção ao recebedor (R 2). Além disso, boa parte da quadra à direita do sacador ficará "aberta".
Devolução de saque

•Posicionamento mais adequado para devolver saque, supondo um jogador destro em um jogo de simples:


Normalmente os jogadores amadores adotam uma dessas duas posições para devolver o saque:

o Posição em que o recebedor posiciona-se ao centro da distância entre a linha de centro e a linha lateral de simples (A). Nesta posição, o recebedor alcançará facilmente um saque "fechado" ( o ) mas não alcançará um saque "aberto" ( o ).

o Posição em que o recebedor posiciona-se ao centro da distância B, ou seja, à aproximadamente 1 passo da linha lateral de simples. Neste caso, o recebedor poderá devolver tanto um saque "fechado" ( o ), quanto um saque "aberto" ( o ). Portanto esta é a posição mais adequada.

Obs.1: Isto também funciona para o saque a partir da Advantage Court.
Obs.2: O posicionamento mais adequado quanto à distância da rede dependerá da potência, profundidade e efeito do saque adversário.

Região 3 - Região de Transição

•Região onde ocorrem os seguintes golpes:
◦Half-volley (bate-pronto) - bola golpeada logo após o contato com o solo;
◦Approach-volley (voleio de aproximação) - voleio executado nesta região, também conhecido como 1° voleio;
◦Winner point - ponto vencedor;
◦Approach - bola de aproximação à rede.
•Qualquer que seja o golpe nesta região, este deve ser executado com bastante profundidade, a fim de:
◦dificultar a resposta do adversário;
◦permitir maior tempo para posicionar-se na rede.
•Em caso de uma bola mais curta, onde o jogador é obrigado a correr até esta região, não é aconselhável golpear a bola e voltar para a Região 2. Provavelmente, a bola voltará para sua quadra antes de seu retorno completo ao fundo da quadra e, além disso, você perderá a oportunidade de avançar à rede e pressionar seu adversário, forçando-o a executar um golpe preciso;
•Esta região é popularmente conhecida como "mata-burro", pois o jogador fica vulnerável a receber uma bola próxima aos pés e ser obrigado a executar um bate-pronto;
•É uma região de apenas um golpe ! Bata e avance !!!!
Região 4 - Região de Definição

•Região de alerta, pois seu adversário está pronto para a passada, lob ou golpear a bola em cima de seu corpo;
•Definir, se possível na primeira bola. Não fique "trocando figurinhas";
•O movimento dos golpes nessa região deve ser curto, pois a distância entre você e seu adversário está menor e além disso ele vai querer golpear a bola com mais potência;
•Nesta região você estará pressionando o seu adversário a golpear uma bola de precisão, portanto arriscando mais.
Bibliografia

BRAGA NETO L., et.al. Dynamic characteristics of two techniques applied to the field tennis serve. In: HAAKE S.J., COE A. (eds.) Tennis Science & Technology. Oxford, London, Edinburgh, Malden, Victoria, Paris, Blackwell Science Ltd., pp. 389-393, (2000).
BOLLETTIERI, N. The Five Keys To Tennis. United States Professional Tennis Association, Inc. Florida, 1991.
GROPPEL, J.L.; SHIN I.; THOMAS J.A; WELK, G.J. The effects of string type and tension on impact in midsized and oversized tennis racquets. The international Journal of Sports Biomechanics, 3, 40-46, 1987.



Estou à disposição para dúvidas e discusssões.



Prof. Ms. LUDGERO BRAGA NETO é tenista de primeira classe pela Federação Paulista de Tênis, Mestre em Educação Física pela USP, onde atualmente faz Doutorado em Biomecânica do Tênis e é professor da disciplina Tênis. Atualmente é também coordenador técnico da Academia Slice Tennis, onde é o treinador da tenista Jenifer Widjaja.

Contatos pelo fone (11) 9281-2177
E-mail: ludgero@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Se preciso estarei respondendo o seu comentario!

O TENIS É UM ESPORTE PARA TODOS

Pessoas de qualquer idade, sexo ou grau de deficiência física podem jogar tênis. Não importa o níveo de jogo que tenha, a partir do momento em que saibam sacar, trocar bolas e pontuar, poderão ter a classificação do seu nível de jogo, facilitando, assim, a encontrar parceiro do mesmo nível para jogar.

O tênis é bom para a saúde e para a condição física. A ITF realizou estudos que demonstraram que quando jogadores amadores de nível similar jogam tênis durante uma hora, correm em media 2,5km e mantém um ritmo cardíaco médio entre 140 e 170 batimentos por minuto. Não é de se surpreender que tênis seja o melhor esporte para ajudar as pessoas de todas as idades a se manterem sadias e em plena forma.

Os estudos demonstraram que jogar tênis regularmente.

1 Melhora a saúde e o bem estar geral

2 Melhora a condição física aeróbica, a flexibilidade e a agilidade

3Reduz o risco de doenças como osteoporose, doenças cardíacas e diabetes

4 Melhora a capacidade de tomar decisões e de resolver situações difíceis.