Por Dr. Caio Pazziani
|
Bom amigos tenistas, neste mês a pedidos, iremos abordar a famosa dor nas costas. Com uma particularidade dos pacientes que eu atendo, muito reclamam de dores na costa no momento crucial: o SAQUE!
O saque, golpe mais associado com lesões no tênis, é também considerado o mais importante golpe durante jogo. Este é o mais agressivo dos golpes e requere movimento integrado das pernas, tronco e braços para minimizar riscos de lesões e maximizar a performance. As forças de reação do solo são transmitidas para a coluna pelos joelhos e quadris, forçando a lordose e rotação externa do ombro. Músculos como o reto abdominal, oblíquos internos e oblíquos externos flexionam e rodam a coluna no saque. Este movimento complexo exige muito da biomecânica e está altamente suscetível a lesões.
Acima de 40% dos tenistas profissionais, desistem de um torneio por ano devido à dor lombar.
Como exemplo podemos citar: Federer relatou dores nas costas após a sua desclassificação em Wimbledon; outro caso na cidade Londrina, foi da Ex Numero 1 da WTA Dinara Safina, que relatou um desconforto nas costas durante o Grand Slam.
Muitos problemas nas costas são provocados por fraqueza nos músculos abdominais, que não conseguem sustentar adequadamente as costas, sobrecarregando a coluna e os músculos dorsais. Para fortalecer os abdominais, melhorando a postura e aliviando a pressão nas costas, é preciso substituir padrões repetitivos e nocivos na postura e nos movimentos por outros mais seguros para o organismo. Isso demanda tempo e esforço, pois envolve o desenvolvimento da autoconsciência do corpo. Atualmente, estamos abordando a técnica do PILATES para abordagem em atletas, e obtendo ótimos resultados em dores nas costas.
O sistema PILATES foi criado para melhorar todos os aspectos da consciência corporal, ajudando a obter precisão no controle dos músculos, na coordenação e na fluidez dos movimentos. Dessa forma, ele é maravilhoso para ajudar a superar a dor lombar crônica e também a sua abordagem qualquer desconforto associado aos músculos, como os do pescoço e dos ombros, e às articulações. Muitas pessoas que começaram a praticar PILATES por causa de dor nas costas já usufruem seus benefícios só de trabalhar com o princípio da estabilidade central.
Bom amigos a dica está dada. Agora é só cuidar da sua coluna, acabe agora com a dor.
Previna a sua coluna, E JOGUE SEM DOR!
c.pazziani@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Se preciso estarei respondendo o seu comentario!