sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Este ano resolvi fazer algo diferente. Em vez de excluir 15, 20 lances e publicar aqui no blog apenas os dez melhores, em vídeos separados, juntei tudo e fiz uma coletânea dos 30 melhores pontos que encontrei na internet. Juntei todos em um vídeo só e publiquei abaixo.

Outra tradição das retrospectivas aqui do Saque e Voleio é a famosa coletânea com os melhores golpes lances do tênis no ano. É algo trabalhoso, que depende um pouco da minha memória e muito do que há disponível no YouTube, a melhor fonte de material para um post assim. Passo horas na frente do computador, faço uma grande lista de lances e, depois, fico mais um tempão julgando e escolhendo os dez melhores.
Antes que vejam, algumas explicações são necessárias. Primeiro: não fiquei quebrando a cabeça com a ordem dos lances. Para mim, pouco faz diferença se o rali de Ferrer e Nadal em Roma ficou na frente do match point salvo por Djokovic no US Open com um swing volley. Os dois pontos são ótimos de ver.
Entretanto, usei alguns critérios básicos (embora não seja tão apegado assim a eles). Lances em jogos importantes valem mais do que em amistosos ou em primeiras rodadas. Até por isso, o Gran Willy de Federer sobre Dabul não ganhou tão destaque quanto, por exemplo, o match point de Verdasco contra Ferrer no US Open. Também dou valor à criatividade, o que joga Hanescu para cima e também deixaria Llodra no alto da lista se houvesse um vídeo decente do saque por baixo que ele executou (e ganhou o ponto) contra Federer.
Com tudo isso explicado, ressalto que o que importa, aqui, é a coletânea. São mais de 20 minutos de pontos impressionantes. Depois, se você, leitor, souber de algum lance que não entrou, use a caixinha e deixe o link para que todos vejam. Só não vale citar ponto sem imagem, combinado? Então clique abaixo e divirta-se. E descubra por que Andy Murray não está sorrindo na foto…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Se preciso estarei respondendo o seu comentario!

O TENIS É UM ESPORTE PARA TODOS

Pessoas de qualquer idade, sexo ou grau de deficiência física podem jogar tênis. Não importa o níveo de jogo que tenha, a partir do momento em que saibam sacar, trocar bolas e pontuar, poderão ter a classificação do seu nível de jogo, facilitando, assim, a encontrar parceiro do mesmo nível para jogar.

O tênis é bom para a saúde e para a condição física. A ITF realizou estudos que demonstraram que quando jogadores amadores de nível similar jogam tênis durante uma hora, correm em media 2,5km e mantém um ritmo cardíaco médio entre 140 e 170 batimentos por minuto. Não é de se surpreender que tênis seja o melhor esporte para ajudar as pessoas de todas as idades a se manterem sadias e em plena forma.

Os estudos demonstraram que jogar tênis regularmente.

1 Melhora a saúde e o bem estar geral

2 Melhora a condição física aeróbica, a flexibilidade e a agilidade

3Reduz o risco de doenças como osteoporose, doenças cardíacas e diabetes

4 Melhora a capacidade de tomar decisões e de resolver situações difíceis.